Aprenda a tocar um instrumento Musical !

Estilos que Representam a Guitarra

tipos de guitarra

Ao longo da história, a guitarra elétrica conheceu muitas mudanças. Entre a primeira guitarra havaiana e a Fender de hoje em dia o caminho foi longo!

Nessa evolução, músicos do mundo inteiro criaram estilos musicais diversos que permanecem até hoje.

 

O BLUES                               

O blues já existia antes mesmo da criação da guitarra, os escravos já tocavam ritmos com violões e pianos que deram origem a esse estilo.

Depois de alguns anos, a guitarra elétrica assumiu a posição de instrumento representante do gênero. Os guitarristas de hoje em dia utilizam o instrumento para tocar os três acordes de base que compõem os míticos doze compassos do blues.

 

O JAZZ

Guitar JazzO jazz é um estilo descendente do blues. Foi também tocado inicialmente por escravos, mas sua composição é mais rica e não se limita aos três acordes que conhecemos no blues. Lembrem-se que é graças aos músicos de jazz que conhecemos a guitarra elétrica!

 

O ROCK

Guitarra Rock

Estilo que mais representa a guitarra. O rock nasceu nos nos 1960 para suceder o rock n’ roll, que era um pouco mais dançante (encarnado pelo grande Elvis Presley).

É na década seguinte que conhecemos seu apogeu, a partir de 1970, com grupos como Led Zeppelin, The Who ou então os Rolling Stones.

Não vamos esquecer, por favor, de citar Robert Johnson, importante artista dos anos 1930, cujas sonoridades de blues foram decisivas na invenção do rock n’roll!

Esse estilo é um dos melhores para se treinar variações das técnicas de guitarra elétrica.

 

O POP

Guitar PopNa sua origem, a música popular era representada por canções folclóricas dos Estados Unidos ou da Grã-Bretanha.

Ao longo dos anos, esse estilo incorporou toda uma gama de músicas internacionais que podem ser escutadas diariamente nos rádios.

Hoje podemos afirmar que a música pop tem sua origem no rock. É por isso que alguns grupos, como os Beatles, podem ser enquadrados entre os dois estilos.

 

O HARD ROCK

Hard Rock

Um dos múltiplos estilos derivados do rock. Esse tipo de música, um pouco mais pesada que o rock clássico, tem como característica principal a força dos vocais.

Seus representantes mais conhecidos são grupos como o Scorpions, Black Sabbath ou até Guns n’ Roses.

 

O HEAVY METAL

Esse estilo é bem próximo do hard rock, mas apresenta algumas diferenças fundamentais. Principalmente no que se refere aos efeitos de guitarra empregados.

Distante de suas raízes do blues e do jazz, ao contrário do hard rock, no heavy metal, encontramos muitas distorções de guitarra.

Suas músicas geralmente evocam temas como assuntos medievais, lendas, conflitos entre o bem e o mal. Aliás, é por isso que elas recebem tantas críticas por parte da comunidade religiosa.

 

Veja Também: 

Ao longo da história, a guitarra elétrica conheceu muitas mudanças. Entre a primeira guitarra havaiana e a Fender de hoje ...
Ler Mais
Se você está lendo este artigo, porque é um amante da música e dos instrumentos Musicais, falaremos sobre quem está ...
Ler Mais
Fala rapaziada, tudo certo ? Um dos temas mais procurados por uma maioria dos instrumentistas de diferentes instrumentos, são assuntos ...
Ler Mais
Close Menu
error: Content is protected !!